Chateau Rocher-Calon 2007 #cbe

Com uma proposta de avaliar um vinho da região de Bordeaux com um valor abaixo de 150 reais, escolhi esse, que eu já havia provado há algum tempo, quando o produtor e negociante Jean-Baptiste Audy esteve no Brasil e tivemos a oportunidade de conversar com ele (entrevistá-lo) e também entender um pouco mais sobre a região através de uma pessoa que conhece muito sobre o que fala.

A família Audy está no mundo dos vinhos há algum tempo e tem excelentes rótulos em seu portfólio. Esse, o Chateau Rocher-Calon, é produzido com 95% de Merlot e 5% de Cabernet Franc.

O vinho é bastante elegante, mas está jovem ainda. Eu abri e deixei no decanter por uma hora antes de beber. Ajudou bastante, mas dava pra notar que seus taninos ainda estavam precisando de um pouco mais de tempo na garrafa.

Mas mesmo com essa jovialidade, nota-se perfeitamente a sua qualidade, tanto nos aromas quanto em boca. Um vinho leve, fácil de beber e com aromas muito pronunciados, que ficaram presentes na taça até o final da degustação (em torno de 3 horas no total). Outro bom destaque é para a sua acidez, que pra mim, estava na medida correta.

Com comida ele fica ainda melhor. Daria até pra arriscar um prato mais apimentado, mas eu resolvi comer com uma carne mais leve, sem muita gordura e sem muito tempero. Ótima combinação. Talvez só tenha faltado um pouco de acidez na comida (com um molho de tomate, isso se resolveria), para poder ter uma harmonização perfeita.

Pra quem gosta de vinhos de Bordeaux (e quem é que não gosta), esse é uma ótima pedida. Custa 99 reais e é importado pela Ravin.

Veja mais sobre os vinhos de Audy no blog Vinhos de Corte.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>