Château Petrus-Gaïa Premier Cru Bordeaux Supérieur 2007

Os bons vinhos da renomada região de Bordeaux são em geral para serem guardados por um bom tempo. É claro que existem aqueles grandes vinhos, que podem ser “esquecidos” por 30, 40 ou até 50 anos e quando abertos estarão perfeitos. Esses são fáceis de identificar, não só pelos seus nomes famosos, mas também pelos seus preços altíssimos.

Mas não é só de ícones que vive Bordeaux. O Chateau Petrus-Gaïa é um Premier Cru, produzido com 85% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot, de parreiras de baixo rendimento, ou seja, o pessoal deixa poucos cachos em cada pé. Assim cada cacho tem uvas mais concentradas e de melhor qualidade.

Provei esse vinho em companhia de minha amiga Silvia Cintra Franco, que ofereceu gentilmente para acompanhar um medalhão com crosta de ervas.

O vinho é muito elegante, mostrando-se muito vivo em taça, com aromas suaves de frutos vermelhos, amadeirados e um toque herbáceo. Em boca confirma-se a qualidade nos seus taninos, mas percebe-se claramente que o vinho ainda é bastante jovem, pois seu final “amarra” um pouco a boca. Poderia ser guardado por pelo menos mais 5 anos, que ficaria ainda melhor, mas é perfeitamente possível beber agora. Só depende do gosto do bebedor. Se preferir vinhos mais evoluídos, sugiro guardar.

Harmonizou bem com a carne, mas ainda não foi a harmonização perfeita. Talvez fosse necessário um molho mais consistente, como um madeira, por exemplo.

Pra quem busca um bom Bordeaux, esse é um ótimo exemplar. Aqui no Brasil é comercializado pela Zahil e custa em torno de 200 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>