Chateau Lagarette Cuvée Cyrus 2004

Outro dia meu amigo Beto Duarte (Papo de Vinho), um grande conhecedor dos vinhos franceses, falou que “vinho de Bordeaux bom, tem que esperar 10 anos”. É claro que ele estava generalizando e a gente sabe que existem muitas classificações na região e que um grande vinho pode demorar 30 anos para se mostrar, enquanto vinhos de entrada podem estar prontos para o consumo imediato, assim que liberados para a venda no mercado, mas em geral, acho que a regra vale.

chateau_lagarette_2004E foi então que eu bebi o Chateau Lagarette Cuvée Cyrus 2004, oferecido pelo Alexandre Frias (Diario de Baco/Enoblogs) e lembrei desse ensinamento e pude comprovar, na prática, se era realmente verdade isso.

No caso desse vinho, a verdade é total. Ele estava fantástico, no ponto certo de consumo (para mim pelo menos) e com muita qualidade, bem vivo e já com uma grande complexidade de aromas e sabores.

O Cuvée Cyrus é um vinho feito só com Cabernet Franc. o que não é muito comum em Bordeaux. Além disso ele é orgânico e biodinâmico e para melhorar (para quem gosta, obviamente), ele é praticamente natural, ou seja, quase não tem adição de sulfitos na colheita e na produção.

O resultado é um vinho intenso, com aromas de frutas em compota/geleia, um leve toque herbáceo, na boca muito macio e final muito longo. Isso é só o começo, porque é daqueles vinhos que você pode (e eu acho que deve) deixar no decanter e esquecer ele lá por algumas horas. Foi o que fizemos e depois de umas 2 horas ele começou a mudar radicalmente, trazendo aromas diferentes e ficando mais interessante a cada gole. Um show.

Como todo bom vinho de Bordeaux, não é barato (veja no site da Expand), mas vale a pena conhecer. E não é comum uma importadora no Brasil ter vinhos tão antigos (eles estão comercializando essa safra mesmo, de 10 anos de idade), vale a pena aproveitar.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>