Chateau Desclau Cuvée Marguerite 2002

Estava com esse vinho em minha adega há mais de um ano, quando estive na Vinea (importadora de vinhos em São Paulo) para fazer uma grande compra. Vieram ótimos vinhos, como o Chateau DEsclau Cuvée Marguerite, que é produzido na região de Bordeaux, na França.

As uvas que compõem o seu corte são a Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. Um típico corte bordalês.

O vinho, que já tem 8 anos de vida, mostrou-se num ótimo ponto para consumo. Acredito até que seja possível guardar mais alguns anos, mas já está bastante evoluído agora. Era minha única garrafa, mas se eu tivesse mais uma, não guardaria mais tempo.

Em taça apresentou uma coloração rubi intensa, com um bom halo de evolução (vemos isso ao deitar a taça levemente e notar que nas bordas o vinho torna-se mais claro.)

No nariz aromas complexos, que se misturavam a cada volta. Frutas vermelhas maduras como ameixa preta, frutos silvestres, amora. Notas de couro, fumo e um leve toque de chocolate amargo também apareceram.

Em boca, muita maciez e taninos muito redondos. Um final longo e sem amargor.

Um belo vinho que pode ser degustado com calma, deixando-o descansar um pouco (com aeração), pois seus aromas tem grande persistência e merecem um tempo de descanso para apresentarem “surpresas” a cada momento.

Esse custa em torno de 100 reais, o que me parece um ótimo preço para sua qualidade. Pra quem gosta de Bordeaux “clássico”, esse é um bom exemplar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>