Champ des Grillons Rosé 2009

Pra mim, a beleza dos vinhos rosés está na sua delicadeza. Um bom rosé deve ter a suavidade  e leveza de um vinho branco, um pouquinho de tanino do vinho tinto e o frescor bem no meio do caminho entre os dois.

E como eu ando provando poucos rosés, fui em busca de alguns exemplares essa semana e trouxe lá da Cave Jado, a loja especializada em vinhos franceses com bom custo x benefício o Champ des Grillons Rosé 2009, que é produzido no sul da França, na região do Languedoc, mais precisamente na AOC Côtes de Thongue.

O sul da França é famoso pelos vinhos rosados e não é à toa. Eles sabem mesmo o que estão fazendo. Esse vinho me agradou muito pelo seu conjunto. Com uma cor salmão claro e aromas de frutas vermelhas com destaque para o morango, tem um leve toque de especiaria bem de leve e ao fundo que dá um charme especial ao vinho.

Em boca é leve e macio, com álcool equilibrado e um final de média persistência, bem agradável. É daqueles vinhos que você pode beber na beira da piscina ou na varanda da sua casa (que foi o que eu fiz) num dia quente e ensolarado, acompanhando os pratos de entrada ou até mesmo sem acompanhamento (mas sugiro, nesse caso, uma boa companhia).

Rosés bons realmente não são fáceis de achar. Temos poucas opções importadas aqui no Brasil e algumas inclusive são muito caras, o que inviabiliza a popularização dessa categoria de vinho. Então se você quiser conhecer um bom vinho rosado, aproveite que esse custa em torno de 50 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>