Castello di Pomino Bianco DOC 2011 – um vinho branco espetacular

Outro dia me peguei pensando que eu já tinha provado uma boa quantidade de vinhos do Frescobaldi. Fiquei lembrando todos os que eu já conhecia e achei que tinha então um bom painel. Mas depois de ir a um evento realizado pela Ravin com a presença do Stefano Begnini, que nada mais é do que membro da 30ª geração da Familia Frescobaldi (isso mesmo, 30ª. Dá pra imaginar o know-how dos caras?), percebi que eu ainda tinha muitos a provar.

pomino_bianco_2011E o Castello di Pomino Bianco DOC 2011 foi um que estava lá naquele dia e eu pude beber com mais calma, porque apesar de já conhecer, foi em um momento de um evento e que não deu para prestar muita atenção à ele. Pois é, deveria ter feito isso, porque o vinho é espetacular. Há tempos que eu não ficava tão impressionado com um vinho branco como com esse. Começando pelo belíssimo rótulo que já chama a atenção, esse é feito com Chardonnay e Pinot Bianco e tem uma complexidade e ao mesmo tempo uma facilidade para beber de se tirar o chapéu.

Frutas brancas, flores e toques de fermento deixam o vinho muito bacana no nariz. Na boca, apesar de ter uma leve passagem (só parte do vinho) por barrica, não fica nem perto daqueles enjoativos que as vezes pegamos por aí. É fresco e muito saboroso. Enquanto o sr. Stefano falava sobre a família, que tem mais de 1.000 anos de história, eu estava lá me deliciando com esse vinho branco que eu realmente recomendo. Nem vou pensar em harmonização, porque desta vez eu queria só beber o vinho, sem acompanhamento mesmo.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Castello di Pomino Bianco DOC 2011 – um vinho branco espetacular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *