Castello del Terriccio IGT 2004

Estive em uma degustação com o pessoal da Mistral e pude conhecer os vinhos da Castello del Terriccio, uma vinícola da Toscana – Itália.

Tive também a oportunidade de conhecer as gerentes de exportação, com quem conversamos e gravamos uma entrevista, que pode ser vista aqui – Os vinhos da Castello del Terriccio. No vídeo podem ver que a gente perguntou sobre algumas questões que foram faladas lá, como a proibição de se usar Mouvedre (ou algumas outras variedades) dentro da denominação de origem que eles estão inseridos. Na prática, significa que se eles usarem essa uva para produzir algum vinho, ele não vem com a indicação de procedência e – teoricamente – não teriam tanta qualidade.

Só teoricamente, porque como eu pude comprovar nesse vinho, eles têm coisas fantásticas por lá. Fiquei impressionado com a qualidade desse vinho, que tem Syrah e Petit Verdot em sua composição.

O vinho é muito elegante. Apresentou aromas de frutas negras e vermelhas, contrastando com um toque verde, de um herbáceo muito agradável. Aromas de madeira estavam muito bem integrados ao vinho.

Na boca foi ainda melhor. É daqueles vinhos que você bebe e fica lembrando dele, só esperando o próximo gole. Apesar de ser 2004, mostrou que ainda tem muito tempo pela frente. Se quiser comprar para guardar, pode fazer isso tranquilamente que não vai ter problemas.

Não é um vinho barato (custa mais de R$ 300,00) mas sem dúvida é um grande vinho. É daqueles – pelo menos pra mim – pra se beber lentamente, acompanhando uma boa comida e apreciando cada gole. Vale a pena.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *