Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2009

Esse é o vinho do mês de janeiro/2010 da Confraria Brasileira de Enoblogs e dessa vez a escolha coube ao meu amigo Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos.

Como bom apreciador de vinhos brancos que ele é, a escolha não poderia ser diferente. E foi uma ótima escolha, pois esse varietal da Concha y Toro é bem interessante. Além disso, provar uma safra de vinho branco novinha assim é sempre uma boa experiência, pois é possível imaginar o quanto ele poderá evoluir.

Mas vamos ao vinho: mostrou uma coloração palha bem clara, tendendo até ao transparente. Acredito que com mais um ano de garrafa, ele vá tornar-se um pouco mais escuro.

No nariz apresentou aromas muito frescos de frutas brancas como pêra e algum cítrico, além de um floral bastante presente. Aquele “xixi de gato” que é característico do Sauvignon Blanc eu não encontrei nesse vinho. No máximo, alguns traços desse aroma, mas que como disse, com o tempo talvez ele apresente com mais intensidade.

Em boca seu frescor foi comprovado, aliado a uma ótima acidez e um bom equilíbrio de álcool. É um vinho muito saboroso e que casa muito bem com o clima que vivemos aqui no Brasil.

Provei esse vinho com o seu companheiro fiel, o queijo de cabra. Foi muito bem harmonizado e os dois se entenderam muito bem. Provei também com uma salada de folhas verdes, com um leve tempero de azeite e até um pouco de pimenta. Ao contrário do que eu esperava, o vinho se entendeu com a especiaria e não houve briga.

Como eu pensava, esse é um vinho versátil e que eu recomendo que se tenha em casa sempre, para “combater” o calor que vem fazendo no verão. Comprado no Carrefour a 32 reais, não é dos mais baratos, mas entrega toda a qualidade comprada. Fortemente recomendado.

Dia 1 do mês que vem tem mais vinho degustado para a Confraria Brasileira de Enoblogs.

Um abraço

Daniel Perches

Casillero-Del-Diablo-Sauvignon-Blanc

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>