Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2008

casa_valdugaEu fico muito contente sempre que encontro um vinho nacional de qualidade. Acho que é meu instinto nacionalista que se aflora. E foi assim com esse vinho da Casa Valduga, que foi degustado na companhia de grandes amigos, que nos brindaram com essa garrafa especial, comprada na viagem deles lá para o sul.

Como era de se esperar, eles ficaram encantados com a Casa Valduga (e com os seus vinhos). Essa vinícola é, sem dúvida, uma das mais bonitas e charmosas de todo o Vale dos Vinhedos.

Mas vamos ao vinho, senão a gente fica falando sobre a vinícola sem parar… Esse Gran Reserva merece a classificação. É um vinho que tem uma coloração amarelo ouro muito intensa, com uma untuosidade que dá pra notar já na taça.

No nariz, vários aromas muito agradáveis e harmônicos, fazendo da experiência olfativa um prazer à parte. Frutas brancas (pêssego, abacaxi), aromas doces como baunilha, mel  e amêndoas (alguns detectaram chocolate branco) dançavam na taça, fazendo a gente se encantar com o vinho.

Em boca, uma acidez muito equilibrada. Foi degustado com queijo colonial e com gorgonzola. Sinceramente, eu preferi o queijo colonial, talvez por ser mais suave. Achei o vinho delicado demais pra “brigar” com um gorgonzola.

Seu final é relativamente longo e macio. Dá pra ficar lembrando dele por um bom tempo, só pensando no próximo gole…

E assim foi a nossa degustação desse vinho, que como tudo que é bom, durou pouco, mas deixou saudade.

Abaixo tem a ficha técnica dele, pra quem quiser procurar. Vale a pena.

Abraços

Daniel Perches

———————–

FICHA TÉCNICA

Produtor: Casa Valduga

País: Brasil

Uva: Chardonnay

Ano: 2008

Valor: R$ 55,00 (aproximadamente)

 

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Dani, foi maravilhoso degustar esse Chardonnay com vocês! achei que vc descreveu muito bem as sensações que ele nos trás.
    Forte abraço

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>