Casa Valduga 130

0972af9e7d8c25Pra confirmar as grandes notas que os espumantes nacionais estão ganhando em todo o mundo (inclusive na França, mesmo disputando com Champagnes), a Casa Valduga lançou o seu “130”, feito de Chardonnay e Pinot Noir.

Esse espumante foi feito para comemorar os 130 anos da bodega, que não só é uma das pioneiras aqui no Brasil, como também tem uma respeitável gama de produtos (sem falar na sua estrutura monstruosa).

Provei o 130 no Sul, no começo do ano e gostei muito. Foi, na verdade, de todos os que eu provei, um dos que eu mais gostei. Infelizmente, por questões de peso na bagagem, não consegui trazer nenhuma garrafa.

Mas não poderia deixar de experimentar novamente esse belo exemplar, então comprei uma outra garrafa.

Como já falei, é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, num ótimo blend, muito bem distribuído. Sua coloração é dourada intensa e com perlage fina e persistente.

No nariz, aromas de frutas cítricas se misturam com um fermentado e um pouquinho de manteiga. Muito agradável.

Na boca tem boa acidez e equilíbrio. Alguns acham que tem um pouco de amargo no final, mas eu sinceramente acho que faz parte do “show” dele, então está tudo dentro do esperado.

Quando abri, estava muito gelado, então após esquentar um pouco, liberou mais aromas, tornando-se mais agradável. Recomendo fortemente que se tenha cuidado com a temperatura (isso vale pra todos, mas esse em especial, se bem tratado, vai retribuir bem).

Na minha opinião é um excelente espumante nacional e não deixa a desejar em nada. É uma ótima pedida para iniciar uma degustação, servido com canapés, por exemplo.

E, é claro, pra uma noite romântica, vai com certeza impressionar!

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

    sem dúvida Dani, eu tb adorei esse espumante da Casa Valduga, alias, fiquei fã dela!
    Acho que seria uma ótima sugestão para nossa degustação de sábado, né?
    bjs
    Thais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>