Degustar os vinhos da Casa Silva é, para mim, sempre algo muito interessante. Até hoje não me decepcionei com nenhum de seus vinhos.
Esse Chardonnay Gran Reserva eu trouxe de minha viagem ao Chile no final de 2009, quando tive a oportunidade de visitá-los.
Com uvas produzidas em Angostura, é um vinho que tem bastante caráter e tipicidade de um bom Chardonnay com uma leve passagem por barrica.
Sua coloração é amarelo palha dourado, muito límpido e brilhante. No nariz ressaltam-se aromas de abacaxi em compota e um adocicado lembrando mel. Um leve toque de maracujá aparece de vez em quando, mas daquele doce.
Em boca tem boa acidez e um final relativamente longo e com toques defumados. Com pouca passagem por madeira (só temos 40% desse vinho passado por barricas e durante 6 meses), não vemos aqui aqueles aromas defumados e sabores amanteigados. Mas pra mim, isso é o que o faz diferente e interessante. Essa é mais uma das “fórmulas” do famoso enólogo Sr. Mario Geisse para conseguir um bom equilíbrio para o vinho.
Tem potencial para alguns anos de guarda, mas eu sugiro que seja degustado já. Vai muito bem com um peixe cozido ou um salmão assado, por exemplo.
Infelizmente, por aqui o preço dele não é dos mais baixos. Encontramos em lojas especializadas por aproximadamente 80 reais. Preço alto, mas vale a pena.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário