Carmelo Rodero Reserva 2003

carmeloPra quem gosta dos vinhos de Ribera Del Duero, essa é uma excelente pedida. O Carmelo Rodero Reserva 2003 é um corte de 90% de Tempranillo e 10% de Cabernet Sauvignon, com 14% de álcool e muito, mas muito equilíbrio e sabor.

Esse vinho foi degustado em um almoço de confraria, em meio a outros abertos, mas sem dúvida, foi o astro da festa. É bem verdade que já esperávamos que ele fosse bom, mas mesmo assim nos surpreendeu.

Com uma cor vermelho cereja e um pequeno halo de evolução, já encanta logo na taça, além de mostrar que ainda é jovem e pode envelhecer por mais tempo (pra saberem, ele envelhece por no mínimo 20 meses em carvalho antes de ser engarrafado). Suas lágrimas são lentas e pintadas, fazendo praticamente uma obra de arte na taça, ao ser agitado.

Mas obra de arte mesmo é quando vamos ao nariz, pois lá percebemos aromas muito prazerosos de frutas vermelhas maduras. Junto com essa “cesta de frutas”, notamos alguns  mais adocicados no final, como canela e depois de algum tempo em taça, apareceu também baunilha. Tudo muito harmonioso e delicado.

No final – sim, porque infelizmente ele acabou rápido – apareceram aromas tostados. Ou seja, um vinho com um belíssimo bouquet.

Em boca, tem um ótimo volume e o álcool não sobra. Seus taninos são muito macios e o final é longo e persistente. Ótimo para acompanhar comidas fortes como molho de tomate, como foi o caso do dia.

Esse vinho foi levado por um amigo (o Marcos), que sempre nos presenteia com excelentes rótulos. Ele me disse na ocasião que está numa “fase de espanhóis” e eu fiquei pensando nisso. Acho que eu também vou entrar nessa fase, porque os recentes que eu provei desse país me surpreenderam.

Como falei no começo, fica a dica para quem procura um ótimo representante dessa região.  Esse é vendido na World Wine em São Paulo, em suas lojas e também através do site. E se quiserem mais informações sobre a bodega, o site está aqui.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>