Calabria Saint Macaire 2007

calabria

 

Finalmente tive a oportunidade de provar um vinho dessa uva, a tal Saint Macaire (ou san macare, como também é chamada), que é bastante difícil de ser encontrada. Segundo informações que consegui, é uma uva originária da França, mas que está extinta naquele país e hoje só é produzida na Austrália.

O Calabria é um australiano produzido 100% com essa uva, feito na região de Riverina.

Possui uma coloração vermelha escura (cor de sangue), com um pequeno halo de evolução.

No nariz, aromas florais intensos com destaque para rosas, que depois evoluíram para amora madura e depois ainda para uma madeira molhada. Realmente, sua evolução é interessante de ser notada. Depois de algumas horas aberto, ainda exalava aromas com boa intensidade, passando por baunilha e torrefação.

Na boca, bastante equilíbrio e o seu floral foi intensificado. Final bastante redondo e relativamente longo. Caiu muito bem com a costela suína servida sem muita gordura.

É um vinho muito interessante e que merece atenção. Além de provar uma uva diferente, é legal conhecer esse vinho pela sua qualidade.

Um dado interessante é que o produtor, Bill Calabria (daí vem o nome do vinho) tem uma rara doença que o impede de beber vinho. Mesmo assim, ele produz esse e outros excelentes exemplares. Que bom que ele não foi egoísta, não é mesmo?

No Brasil é importado pela KMM e o preço gira em torno dos 70-80 reais. Bastante justo para esse vinho.

E quem souber mais alguma coisa sobre a uva Saint Macaire, por favor me conte.

Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1

    ótima descrição do Calabria! Eu adorei esse e os outros vinhos australianos que degustamos, mas, confesso que fiquei especialmente maravilhada com a Saint Macaire !!!
    abração!
    Thais

  2. 2
  3. 3

    Oi Daniel, eu sou apaixonado pelos vinhos Australianos. Não conheço esta uva, mas me dispertou interesse. Vou procurá-la por aqui. Um dos vinhos Australianos que mais me encantou até hoje foi um Shiraz do sul da Austrália chamado Killikanon, vendido na Decanter. Se você aprecia este tipo de uva experimente este vinho. É maravilhoso!! O preço é um pouco salgado ( em torno de R$110,00 ) mas vale a pena pela qualidade superior.
    Um grande abraço.

  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>