C de BY 2008


Esse é para quem gosta daquele vinho frutado, fresco , leve e fácil de ser tomado. O C de By é mais um dos achados da Cave Jado, que só trabalha com (alguns poucos e bons) vinhos franceses, que ficam de fora do “Jet set” do mundo do glamour.

Produzido 100% com a uva Gammay na região da Borgonha, mais especificamente na Côte de Broully, esse gammay me parece perfeito para tirarmos aquele preconceito em relação a essa uva, que foi muito massacrada por conta do Beaujolais Nouveau. Eu explico: na França faz-se um vinho com essa uva, na região de Beaujolais e que é produzido para ser consumido imediatamente (ou muito jovem) e que é um vinho simples, que na minha opinião serve mais para festejar e confraternizar nas ruas (ao estilo carnaval) do que propriamente para se degustar. Por algum tempo, alguns “especialistas” criaram uma falsa fama em torno desse vinho e aí a coitada da uva Gammay tornou-se vítima dessa história toda.

c-de-bySendo assim, quem quiser provar um bom vinho feito com a Gammay pode procurar esse C de By. Frutas vermelhas – morango, cereja e framboesa – são o grande destaque desse vinho, que tem uma boa acidez, taninos suaves e que tem ainda um certo potencial de envelhecimento. O vinho me pareceu pronto para consumo, mas também acredito que vai evoluir se guardado por mais um ano talvez. É ver para crer.

Comercializado a R$ 66 na Cave Jado (veja site aqui) é ótimo para ser servido com canapés de entrada, carnes leves como frango ou até mesmo sozinho.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *