Brunello de Montalcino 2003 Il Paradiso di Frassina

Esse vinho foi provado num daqueles dias que você não quer nunca que acabe. Companhia de bons amigos, ótima comida e, claro, ótimos vinhos. A idéia nasceu despretensiosa e foi tomando corpo. À medida que cada um dava a idéia de um vinho para levar, a animação aumentava.

Foi assim que me reuni com o Emerson, Alexandre e Cristiano (e as respectivas esposas) para um almoço italiano.  Pra comer, um fantástico ossobuco com fetuccine na manteiga. Pra beber, alguns vinhos italianos.

Esse Brunello de Montalcino foi um deles e sem dúvida é um que vai deixar saudades. Produzido pelo Paradiso di Frassina com a uva Sangiovese Grosso, é um vinho que ainda está jovem, mas já se mostra muito macio e saboroso.

No nariz, aromas de frutas vermelhas maduras e um pouco de madeira molhada, com um leve toque herbáceo. Seus aromas são muito marcantes e duradouros. Abrimos, decantamos e bebemos depois de 2 horas talvez. Estava muito vivo e evoluído e acredito que poderia ficar ainda muito mais tempo no decanter, sem perder seus aromas.

Na boca o que impressionou foi a sua maciez de seus ótimos taninos. Final longo e sem amargor. Um excelente vinho, que se você for comprar, eu sugiro que compre duas garrafas: abra uma agora para provar e guarde a outra por quanto tempo conseguir. Deve ser um vinho que vai amadurecer por bastante tempo e ficará ainda melhor.

Esse é importado pela Santa Ceia Vinhos. Veja que seu rótulo tem notas musicais e isso tem uma história interessante. O produtor toca música nos vinhedos, para que as plantas cresçam felizes e sem o ataque de pragas. Sua teoria vem sendo estudada não só por ele, mas por universidades também. Se funciona ou não, eu não sei. Só sei que esse vinho pode ser comparado a uma bela ópera, isso pode.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

3 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3

    Tive o privilégio de beber esse vinho na própria vinícola Paradiso di Frassina no mês passado.

    Absolutamente inesquecível.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>