Bouza Chardonnay 2006

Bouza Chardonnay 2006Confesso aqui o meu pouco conhecimento sobre os vinhos uruguaios. Não que eu tenha um grande conhecimento dos outros, mas desse país, em especial, eu conheço pouquíssimos vinhos.

E foi pensando nisso que eu busquei esse, que é feito 100% com Chardonnay e fermentado em barrica. E quando falamos que um vinho branco é “fermentado em barrica”, nos referimos a uma informação importante, pois a maioria dos vinhos brancos que a gente bebe no dia a dia não passam por barricas. E esse fator faz uma grande diferença para os vinhos, principalmente para os brancos, conferindo-lhes mais maciez, untuosidade, corpo, etc.

Mas falando então sobre o vinho, esse tem uma cor amarelo palha, indo para o dourado, bem bonita.

No nariz, muitos aromas interessantes foram revelados, como frutas cítricas e um toque de baunilha, além de um bom herbáceo.

Na boca, como falei, mostrou a fermentação em barrica, o que tornou o vinho mais macio e suave. A princípio eu achei que faltou um pouco de acidez e adstringência, mas como foi harmonizado com um filé de peixe no grill feito na manteiga de ervas, ele se deu muito bem e o que ficou “faltando” acabou sendo um benefício para a comida.

É um vinho muito agradável e fácil de ser bebido. Acho que essa safra de 2006 estava no ponto de ser bebida e eu não guardaria mais nem um pouco. É comprar e beber.

Custa em torno de 60 reais e é importado pela Decanter, mas é encontrado em lojas especializadas.

E assim terminou a experiência com mais um uruguaio. Em breve, teremos mais desse país aqui. Podem esperar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>