Boscato

A Vinícola Boscato é uma empresa familiar, relativamente pequena, situada em Nova Pádua, uma cidade muito pequena próxima à Flores da Cunha.

Comandada pelo Sr. Clovis (que é um gênio) e pela sua filha Roberta – engenheira agrônoma de grande respeito, que vem fazendo um trabalho fantástico na vinícola – a Boscato tem como padrão fazer vinhos de ótima qualidade. E conseguem.

É bastante conhecida no sul do Brasil, mas a distribuição em São Paulo e outras capitais ainda não é tão grande (simplesmente porque eles não tem produção para isso). Quem estiver próximo à vinícola pode comprar por lá ou em restaurantes e varejos do RS, ou então tentar comprar pela internet, mandando e-mail para eles.

Desde os mais básicos até os tops, os vinhos da Boscato são muito bons. Um destaque especial vai para o Gran Reserva Merlot 2005, que eu vou comentar no post seguinte.

Para esse ano está sendo esperado o lançamento do vinho top da vinícola, o Anima Vitis, que é um corte de várias uvas (e algumas bem interessantes). Tive a oportunidade de provar esse vinho lá na vinícola e posso afirmar que está fantástico. Espero sinceramente que o Sr. Clovis leve-o para a ExpoVinis (acontece em Abril/2010. Veja post aqui) e quem for não pode deixar de provar. Vai se encantar.

Para saber mais sobre a Boscato, veja o site aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

10 Comentários

  1. 1

    Oi Daniel,

    Parabens a você pelo ótimo trabalho que tá fazendo no seu site Vinhos de Corte.
    Eu sou sommelier e jornalista uruguaio (tanbém tenho um blog de vinhos) e há um tempo que tem viajando a Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha) muito interessado na boa evolução do vinho brasileiro.
    Tive o prazer de conheçer a Boscato, e degustar seus vinhos. Achei ótimo o Gran Reserva Merlot 2005, além de seu Chardonnay, e inclusive o seu Cabernet Sauvignon, vinhos bem interessantes !
    Sim me permites uma dica; numa próxima viagem a RS entra en contato com o Alejandro Cardozo (Enólogo chefe da Piagentini em Caxias do Sul) ele é um amigo uruguaio que está fazendo espumantes super complexos com sua marca propria Estrelas do Brasil, e tintos muito encorpados e finos com os rotulos Decima Gran Reserva da Piagentini.
    Fico as ordens para o que precisares do Uruguai.
    Um grande abraço,

    DANIEL ARRASPIDE

  2. 2

    Olá Daniel

    Obrigado. A idéia é realmente divulgar o que temos de interessante no Brasil. Realmente a Boscato é um primor de vinícola. O cuidado (e obviamente, a qualidade) que eles têm com os vinhos é de impressionar.
    Obrigado pelas dicas. Vou anotar e guardar para a próxima visita, que espero fazer ainda esse ano, talvez mais perto de setembro ou outubro.
    Vou te escrever em breve para trocar algumas idéias sobre o Uruguai. Digo o mesmo em relação ao Brasil (e a São Paulo). Aliás, se vier à Expovinis, por favor me avise.
    Abs

    Daniel

  3. 3

    Daniel,

    Há algum tempo provei o Merlot Reserva da Boscatto. Dá para se considerar como um típico vinho Merlot, equilibrado, e bem elaborado.
    Na minha opinião bem superior ao Lovara, já comentado aqui. Regula com o Pizatto.

    Sds

  4. 4

    Oi Paulo

    Eu considero esse Boscato bastante superior ao Lovara, mas até porque é uma outra proposta.

    E falando em vinho superior, o Anima Vitis vai ser lançado na ExpoVinis. Eu provei lá na vinícola e é simplesmente espetacular. Vale a pena!

    Abs

    Daniel

  5. 5

    OK Daniel,

    Sim Daniel, é outra proposta. Bem colocado. Mas mesmo a linha básica varietal Merlot, é das melhores da Serra.

    Já está anotado. É um assemblage ? Quais as componentes ?

    Sds

  6. 6

    Paulo

    É um corte de 5 ou 6 uvas, dentre elas, se não me engano, tem até Alicante Bouschet. Estou sem minhas anotações agora, mas fico te devendo a informação e te passo amanhã, ok?
    Abs
    Daniel

  7. 7

    Os vinhos da Boscato são todos de excelente qualidade. É o resultado do trabalho sério que o Clovis Boscato realiza, junto com o irmão Valmor, a esposa e a filha. Os seus gran reserva (Merlot e Cabernet Sauvignon) são insuperáveis, na categoria. E vem aí o Anima Vitis, uma obra prima do Clovis, que vai ser lançado no dia 28 de abril, na Expovinis.

  8. 8

    Oi Osvaldir
    Provei o Anima Vitis lá na Boscato e posso te falar que estou doido pra provar de novo. Com certeza estarei na filinha lá na Boscato esperando pela minha taça. :))
    Está fantástico!
    Abraços
    Daniel

  9. 9

    Bom dia, também sommelier e tive a grande oportunidade em 2007 de provar este vinho ainda em fase de amadurecimento junto com nosso professor internacional, Dr. Roberto Rabacchino e achei fantástico, mesmo ainda “duro”, na época. Espero poder bebê-lo agora na expovinis 2010. Um abraço.

  10. 10

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>