Bons Brunellos di Montalcino da Safra 2006

Brunello di Montalcino. Esse nome deserta suspiros em qualquer enófilo. E não é pra menos, pois os vinhos produzidos na região de Montalcino, na Itália, são considerados por muitos como os melhores daquele país. São feitos dois tipos de vinhos por lá: o Rosso di Montalcino (um vinho mais jovem e que as vezes nem passa por barricas) e o Brunello di Montalcino (que é um vinho mais encorpado e mais potente. Tem que ter passagem por barrica e descansar por um bom tempo antes de ser liberado para a comercialização). Os vinhos de lá são feitos com a uva Sangiovese e obedecem alguns critérios de produção para poderem ter o selo com esse nome tão famoso.

E recentemente o Conzorcio del Vino Brunello di Montalcino trouxe ao Brasil alguns produtores para apresentar sua safra 2006. Estive lá e pude comprovar a belíssima qualidade e claro, escolher alguns que eu considerei os mais representativos e interessantes. Se encontrar algum desses em importadoras ou em lojas, acredito que não vai se arrepender ao comprar.

Banfi 2006
É um produtor que faz juz à fama. Seus vinhos são muito elegantes e têm muita classe. A safra 2006 me pareceu muito jovem ainda, mas possível de beber agora. Apesar da jovialidade, dá pra notar que é um vinho muito bem feito, com um belíssimo final, bem longo.
Site: http://www.castellobanfi.it/
Importador: World Wine

Barbi 2006
Vou reproduzir a minha anotação do dia: equilíbrio e força. É assim o Barbi Brunello di Montalcino 2006.
Site: http://www.fattoriadeibarbi.it/
Importador: Épice

Poggio di Sotto 2006
Muita fruta no nariz, com um corpo impressionante e final bem agradável. É um vinho muito bem pontuado pelo famoso crítico Robert Parker.
Site: http://www.poggiodisotto.com/
Importador: Tahaa Vinhos

Siro Pacenti 2006
Esse consta na minha lista sempre, pois foi o primeiro vinho de Montalcino que eu provei (e aprovei). Gosto muito do produtor e acho que ele faz bem o vinho todos os anos. Vale provar.
Site: http://www.siropacenti.it/
Importador: Fasano

Le Chiuse 2006
Gostei muito da acidez desse vinho, o que mostrou que ele tem força para ser guardado por muito tempo (se é quem vamos conseguir fazer isso). Um final muito longo e prazeroso. Esse é orgânico.
Site: http://www.lechiuse.com/it/
Importador: sem importador no Brasil

Capanna 2006
Muito tanino nesse vinho. É pra ser guardado por décadas tranquilamente, pois junto tem bastante acidez também, mas revelou-se com aromas muito bem marcados de frutas e toques de barrica.
Site: http://www.capannamontalcino.com/
Importador: sem importador no Brasil

Castello Romitorio 2006
Adorei os rótulos desse produtor. Pra mim foi um dos melhores se considerar “o conjunto da obra”. Desde seu rótulo até o final, tudo é muito bem feito. Vale a pena conhecer as criações desse produtor.
Site: http://www.castelloromitorio.com/
Importador: fechou recentemente com um importador brasileiro que será anunciado em breve.

 

Espero que aproveitem. Um bom Brunello di Montalcino com uma bela comida italiana é algo fora do comum, de tão bom!

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>