Bolla Bardolino 2007

bollabardolinoUma amiga me contou que passou por uma situação engraçada algum tempo atrás, quando jantava com sua mãe em um restaurante e viu o Sommelier apresentar um vinho Bardolino como sendo da Toscana. Ao ouvir isso, ficou assustada, pois Bardolino fica no Veneto (ou Verona) e como ela tem família lá e já esteve diversas vezes na região, não se conteve e corrigiu o coitado do Sommelier, que teve que se retratar com as pessoas da mesa ao lado, que estavam quase comprando um Bardolino da Toscana.

E ao ouvir a história, fiquei curioso para tomar um vinho de Bardolino, pois tenho que contar para vocês que eu também não conhecia essa região.

Enfim, por conta do acaso, encontrei esse Bolla no Carrefour, e ainda em promoção. Com essa junção de oportunidades, eu acabei comprando o tal do Bardolino para experimentar. Esse é feito com as uvas Corvina (60%), Rondinella (30%) e uvas locais (10%).

É um vinho bem leve, com uma coloração cereja clara, lembrando até alguns Pinot Noirs. Seu halo de evolução é minúsculo e até se confunde com a “pontinha” do vinho, que vai ficando muito claro na borda da taça.

Seus aromas são bem simples: um pouco de cereja (bem ao fundo, de leve) e um forte aroma de terra molhada, húmus e até uma ponta ferrosa. No começo pensei que fosse muito SO2 no vinho, mas acho que não. O arroma ferroso até desapareceu, dando mais força para os aromas de terra e musgo molhado. O interessante é que sempre associamos esses aromas a vinhos mais encorpados, o que não foi o caso desse.

Em boca, tem um corpo bem leve. Pouquíssima adstringência e final bem curto, deixando uma pontinha de amargor.

Esse custou R$ 32,00 na época, mas acredito que esteja mais caro agora. Se você está procurando um bom Bardolino, é melhor ir a uma importadora e tentar alguns melhores. Esse é um vinho para o dia-a-dia, para acompanhar uma massa leve. Sugiro não tentar molhos fortes com ele, pois acho que a combinação não vai ficar legal. Eu vou continuar a minha busca por bons Bardolinos. Espero encontrar logo, para fazer a comparação. Pode deixar que eu coloco aqui a dica. E se você tiver alguma dica pra me dar, por favor me mande.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>