Bodegas do Uruguai – Alto de la Ballena

Atenção turistas indo para o Uruguai. No caminho entre Montevidéu e Punta del Este tem uma bodega pequena, relativamente nova, que merece muito a nossa atenção.

A Alto de la Ballena nasceu do sonho de um casal que não tinha nada a ver com vinhos. Álvaro e Paula pararam suas atividades em escritórios e resolveram seguir a vida no campo. E parece que está dando muito certo.

Começaram as atividades no ano 2000 e depois de 5 anos de colheitas e vinificações, os seus vinhos estão muito bem feitos, com bastante esmero e caráter bem definido. Produzem atualmente 50 mil garrafas por ano e para mim os destaques foram o Merlot e o Cabernet Franc (que segundo o Álvaro, são feitos ao estilo dos vinhos franceses de Saint-Emilion).

É uma vinícola que vale a pena ser conhecida. E se for até lá, aproveite para passar pelo vilarejo de Pueblo Eden, que tem apenas 85 habitantes e é daqueles lugares que te faz repensar a vida corrida nas cidades grandes. Pergunte para o Álvaro ou para a Paula como chegar que eles te explicam.

Abaixo uma rápida impressão sobre os vinhos provados:

Rose Merlot Cabernet Franc 2014
Fizeram esse rose enquanto não tinham um branco. Depois mantiveram porque foi sendo bem aceito. Colheita mais cedo para ficar mais fresco. Vinho leve é fácil de beber. Na boca ele traz uns toques de frutas que mesclam a fresca com a marmelada.

Tannat-Merlot-Cabernet Franc 2012
Tannat passou metade por carvalho por 9 meses. Mescla um toque de maciez com um leve mineral muito interessante. Super gastronômico.

cab_franc_BallenaCabernet Franc 2009
É um vinho super frutado, macio e equilibrado. Um grande vinho que mostra o que pode ser a Cabernet Franc no Uruguai. Passa por 1 ano em barrica

Tannat Viognier 2011
Um vinho diferente, que tira o forte do Tannat e deixa ele mais interessante. Ainda com bastante tanino e acidez, mas sem ser muito agressivo.

Merlot 2009
Um vinho redondo, com bastante tanino e que ainda está jovem, gastronômico. É o querido dos donos, com razão. Diferente dos outros merlots do Uruguai que provei, esse tem mais aromas complexos e na boca é muito intenso, mas com a sua acidez, ele fica muito fácil de beber.

Cetus Syrah 2010
Vinho top da vinícola. Intenso, encorpado, mas com boa relação com a acidez, deixando ele ótimo para acompanhar um bom prato de carne ensopada, por exemplo.

Para visitar a Alto de la Ballena você precisa entrar no site ou ligar para 094 410 328. Recebem turistas as 11:30h e as 16:30h (baixa temporada). Na alta temporada tem horários diferentes. Com reserva prévia. Custa de 30 a 46 dólares e dá direito a degustar 4 ou 6 vinhos. Acompanha pães e queijos artesanais.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>