BenMarco Expresivo 2000

Susana Balbo esteve no Brasil e tive a oportunidade de participar de um jantar com ela e claro, com os vinhos do Dominio del Plata, a vinícola dela. Situada em Mendoza, na Argentina, é referência em qualidade não só aqui, mas nos 36 países que exporta.

Confesso que eu só conhecia o Crios, que é o “basicão” da bodega. Basicão sim, mas um vinho muito legal. Gosto do Crios e vejo sempre bons comentários sobre ele.

Mas a Susana quis fazer uma surpresa pra gente. Trouxe alguns vinhos especiais, como o BenMarco 2000, um vinho que já não está mais em linha (o que está hoje é o 2006). E a brincadeira foi muito interessante, pois pudemos ver a evolução do vinho. E que vinho que esse BenMarco se transformou nesses 11 anos de vida! Não teve uma pessoa que não tenha gostado muito do vinho (e olha que no jantar tinha umas 25 pessoas).

Produzido com Malbec (50%), Cabernet Sauvignon (20%), Bonarda (15%), Merlot (10%) e Syrah (5%), é um blend muito bem pensado para produzir um vinho de ótima estrutura e guarda. Esse já estava com aromas mais evoluídos e notamos um certo “verniz” nele, mas não era nada de defeito e sim de evolução mesmo. Senti também alguns aromas como azeitona, frutas secas e até um leve toque de fumo. Na boca o vinho parecia muito mais jovem, com muito tanino e acidez ainda muito presentes.

Realmente é um vinho encantador. Segundo a própria Susana, que foi quem fez o vinho, a safra de 2006 vai ficar ainda melhor. Nós provamos no mesmo dia e eu gostei mais da safra 2000, mas quem sou eu pra discutir com ela, não é mesmo? Só me resta guardar esse vinho na memória e comprar um 2006 para beber daqui 6 anos, para saber se ela estava certa.

Para conhecer mais sobre os vinhos, visite o Site do Dominio del Plata. No Brasil o vinho é distribuído pela Cantu.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>