Baron de Oña Reserva 1999

baron_ona_1999

Depois de falarmos sobre as regiões da Espanha (parte I aqui e parte II aqui), nada melhor do que começar com um vinho Reserva da região de Rioja, do ano de 1999.

Esse vinho foi degustado em nosso “especial Espanha”, junto com outros grande rótulos que serão comentados aqui posteriormente.

Mas vamos ao vinho, que me deixou muito encantado. Pra começar, sua idade já nos desperta algum interesse, afinal de contas não é sempre que degustamos um vinho com 10 anos de idade.

Sua coloração já estava com reflexos alaranjados, tendendo ao âmbar, com um grande halo de evolução. Ainda havia algum reflexo brilhante, mas em geral, dava pra perceber que o vinho já estava em sua maturidade completa.

Mas o melhor momento foi o da análise olfativa. A cada momento, apareciam novos aromas e todos me remetiam a um bosque molhado, com aquele aroma de madeira… É claro que tinha muito mais na taça: couro, torrefação, uma pontinha de chocolate, e por aí vai.

Em boca, muito macio e equilibrado. Seus taninos já estavam completamente amaciados e só lembram de longe aquela Tempranillo novinha. Todas as suas “arestas” já estavam aparadas, fazendo o vinho macio e redondo. Um final longo e persistente completaram toda a boa experiência.

Pra quem (como eu) gosta de vinhos maduros, esse é um ótimo exemplar. Feito com 95% de Tempranillo (a principal uva do país) e 5% de mazuelo, dava pra perceber que esse vinho realmente evoluiu muito desde o seu engarrafamento.

E não é muito interessante pensar na “vida do vinho”? Ele passou 10 anos lá, envelhecendo, ganhando aromas, se aperfeiçoando…

É sem dúvida uma grande viagem sensorial beber esse vinho. Pra quem quiser se aventurar, ele é importado pela Zahil e custa em torno de R$ 135,00. Vale cada real pago nele.

Em breve tem mais sobre Espanha aqui.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>