Avaliação Nacional de Vinhos 2010

Como já contei por aqui, estou a caminho de Bento Gonçalves, onde participarei da Avaliação Nacional de Vinhos 2010. O evento é um grande marco no calendário vitivinícola nacional, firmando-se como o maior evento dessa categoria do mundo.

Me parece uma grande tarefa fazer parte dessa delegação de imprensa convidada pelo Ibravin e espero corresponder às expectativas. De lá postarei as informações e tudo o que conseguir registrar.

A avaliação será no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. De lá mandarei notícias via Twitter, Tumblr e na sequência por aqui, no blog.

Para saber mais sobre a Avaliação Nacional de Vinhos de 2010, veja informações abaixo.

Saiba mais sobre a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010 

 A 18ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010, maior evento do gênero no mundo será realizado no dia 25 de setembro de 2010, no Centro de Convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Uma comissão de seleção, composta por enólogos de todo o País, selecionará, no mês de agosto, os vinhos mais representativos da Safra 2010. No dia do evento, serão degustados 16 vinhos classificados nas seguintes categorias:

  • BRANCOS FINOS SECOS  AROMÁTICOS
  • BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS
  • ROSÉ
  • TINTOS FINOS SECOS
  • TINTO FINO SECO JOVEM
  • BASE PARA ESPUMANTE

 

OBJETIVO

Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia realiza, em Bento Gonçalves (RS), a Avaliação Nacional de Vinhos. Embora siga um regulamento formal, a Avaliação Nacional de Vinhos não é um concurso. De caráter educativo, o evento tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. O estímulo ao resultado do trabalho dos enólogos está presente a cada ano, oportunizando aos participantes a comparação entre safras, além do desenvolvimento de técnicas de degustação e vocabulário praticados por experts internacionais. A cada amostra de vinhos apresentada, todos os participantes registram em uma ficha individual suas sensações visuais, olfativas e gustativas, podendo, em seguida, compará-las com a média dos 16 degustadores convidados.
O evento que já reuniu 9.667 apreciadores e avaliou 3.493 amostras em 17 anos, se prepara para atingir sua maioridade. As vinícolas brasileiras que desejam participar da maior avaliação mundial de vinhos já podem inscrever suas amostras. O prazo segue até o dia 25 de junho, sendo que a coleta dos vinhos inicia em 20 de julho. O regulamento da Avaliação está disponível no site www.enologia.org.br.

Fonte: Ibravin

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>