Aurora Espumante Brut

Colocado como uma das metas para esse ano, estou provando vários espumantes de vinícolas nacionais. Não só porque se fala muito por aí da qualidade de nossos vinhos espumantes, mas também para conhecer mais o que está sendo produzido aqui no Brasil.

E assim provei mais um da Vinícola Aurora, uma gigante do mercado que tem uma longa tradição em vinhos finos. Esse é o espumante brut (ou seja, seco) deles, que é feito 100% com a uva Chardonnay, lá na Serra Gaúcha, no sul do Brasil.

Esse é feito pelo método Charmat longo, ou seja, o vinho fica em contato com a levedura por um longo período dentro de tanques de aço inox e lá mesmo é que acontece a fermentação.

Em taça apresentou uma coloração amarelo clara, com boa espuma. Sua “bolhinhas” não eram muito finas, mas estavam de bom tamanho e tiveram uma boa persistência.

No nariz, aromas tímidos de frutas brancas, mas o que prevaleceu foram os toques cítricos. Em boca me pareceu que faltou um pouco de acidez e corpo. Com isso ele tornou-se um pouco ligeiro, faltando aquela presença em boca característica dos espumantes.

Por outro lado, apresentei para algumas pessoas que não estão acostumadas a beber espumantes (por não conhecerem ou por não gostarem mesmo) e acharam esse mais “fácil de tomar”, talvez pela sua baixa acidez. Bem, cada um tem um gosto, não é mesmo?

Custando em torno de 25 reais, é mais um representante de nossa produção nacional de espumantes.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

    Mon ami, quando tiveres a oportunidade, prova o Blanc de Noir deles. Provei em duas ocasiões e nas duas surpreendeu. Elaborado com Pinot Noir, é um dos poucos Blanc de Noir produzidos por aqui.
    Salute

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>