Aurora Colheita Tardia 2009

aurora_colheita_tardiaQuem gosta e está acostumado a beber vinhos de sobremesa ou fortificados, sabe que não é fácil encontrar vinhos bons e baratos por aí. Aliás, essas duas palavras juntas, para vinhos de sobremesa, parecem algo proibido de se produzir. Deve existir algum tratado secreto que não conhecemos…

Pensando nisso, falo hoje sobre esse vinho da Vinícola Aurora, uma tradicional produtora de vinhos no Brasil. Eles têm em seu portfólio muitos vinhos, desde finos aos de mesa, além de suco de uva (que, aliás, é muito bom) e geléias. E pra completar, recentemente lançaram também uma linha de cremes, que vimos lá no sul, na vinícola.

Esse é um vinho feito com as uvas Semillón e Malvasia Bianca. Essas uvas ficam superexpostas ao sol e assim produzem mais açúcar. São colhidas tardiamente, ou seja, o pessoal deixa no pé mais tempo maturando.

É um vinho com uma coloração amarelo-ouro-claro. Mas como eu conheço as safras anteriores, posso dizer que essa foi a mais clara que eu já bebi. As outras tinham uma coloração mais dourada.

Seus aromas são bem doces, lembrando flor de laranjeira, maracujá e um toque de mel.

Em boca é bem untuoso, só destacando um leve amargor no final.

Esse vinho custa 14 reais e é encontrado facilmente em supermercados. E ele vale isso mesmo. É um vinho simples, para o dia a dia, mas que cumpre a sua função. Se acompanhado de uma sobremesa de frutas, vai casar bem. Frutas secas como damasco e figo também serão uma boa companhia pra ele.

Então se você quer provar um vinho de colheita tardia de valor muito acessível, o Aurora é uma boa opção.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1

    Boa dica!!!

    Já o provei nas safras anteriores e não me decepcionei. Costumo servi-lo às cegas e dificilmente o pessoal acerta, dizem que é europeu…agora vou experimentar o 2009
    mencionado por vc!!

    enoabraço

    Jeriel – blog homônimo

  2. 2

    Pois é, Jeriel. E eu conheço algumas pessoas que dizem que não bebem esse vinho porque é “muito ruim”… puro preconceito.
    Depois me conte o que achou da nova safra.

    Abs

    Daniel

  3. 3

    Ola,
    Eu acho pouco provável que esse vinho nâo seja chaptalizado.Onde as uvas são colhidas?Na serra gaúcha?Na Campanha?Na serra do sudeste?
    No site não diz nada.Parece propaganda enganosa.Por 14,00 reais?
    O problema é que não da pra confiar em quem fabrica o sangue de boi, o mosteiro , etc etc
    Vc realmente acredita que o açucar venha de colheita tardia?
    Seu blog tem um layout legal.
    um abraço

  4. 4

    Olá Chiquinho
    É, eu também não encontrei informações sobre como ele é produzido. Quando estive lá no Sul e visitei a vinícola, perguntei ao pessoal, mas eles não tinham ninguém mais técnico que pudesse me dar uma resposta mais aceitável.
    De qualquer forma, é um vinho agradável…

    Obrigado pelo elogio ao blog. Em breve, passará por uma reformulação. Estou trabalhando nisso.
    Um abraço
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>