Aurora Brut Pinot Noir

Já comentei aqui sobre alguns vinhos da Vinícola Aurora (relembre todos aqui). Essa é uma das maiores vinícolas nacionais e sem dúvida uma das mais tradicionais. Quem tem a oportunidade de fazer uma visita pode ver, dentro da sala de barris, todas as bandeiras para onde a Aurora já exportou em algum dia de sua história. Achei até a Suécia, país onde morei.

A Aurora produz uma grama muito grande de vinhos e espumantes e esse é mais um de seus mais novos produtos. O Aurora Brut Pinot Noir é o único (pelo menos até hoje) feito com essa uva e vinificado em branco. Isso significa que o espumante é feito com a uva Pinot Noir (que tem a casca tinta), mas quando a vinificação começa, as cascas são tiradas dos tanques. Pra quem não sabe, a polpa da uva é branca. Sendo assim, temos um espumante de Pinot Noir, branco. Na França é comum fazer esse tipo de espumante e ele é chamado de “Blanc de Noir”! (então não se assustem quando abrirem esse espumante e não pensem que o rótulo está errado)

aurora_PNCom uma coloração amarelo palha escura, tem perlage persistente e boa espuma. Seus aromas remetem a frutas adocicadas com um toque de amêndoas.

Em boca, apesar de não ter muita estrutura, tem boa acidez e adstringência. Recentemente ganhou medalha de prata na Vinalies Internationales, um concurso na França que avalia milhares de espumantes. Fico contente de ver que nossos espumantes estão dando show não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo.

Se encontrar, vale a pena experimentar para ver um espumante branco feito com uva tinta.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>