Antígua Bodega Stagnari #Uruguai2017

Essa é mais uma das vinícolas que eu visitei novamente em minha viagem em 2017 para o Uruguai. Já conhecia a Antigua Bodega Stagnari e também a Virginia, proprietária, enóloga e uma das mulheres mais batalhadoras e determinadas que eu conheci no vinho. Essa aí segura a onda forte. Se você gosta de uma conversa franca, com uma pessoa que une competência e força, vá visitar a vinícola e converse com ela. Você vai ver o que eu estou falando. E a filha dela, a Mariana, está indo para o mesmo (bom) caminho.

Por lá eles (ou elas, pois são todas mulheres no comando) fazem vinhos bem legais, que tendem a agradar a maioria dos enófilos. Elas são bem orientadas ao consumidor, sempre querendo melhorar e fazer vinhos que agradem o público para onde exportam. Provei alguns dos vinhos da vinícola que gostei bastante, conforme você pode ver abaixo.

Pedregal Chardonnay 2016
Bastante corpo e dá até para pensar que passa por barrica, mas não passa. Bem gastronômico.
Bella Donna Marselan 2017
Primeira colheita desse Vinho. Buscam vinhos mais modernos, mostrando a fruta. Eu gostei bastante por ser um vinho “franco”, sem grande nuances, mas mostrando a bem o que é a uva Marselan no Uruguai.
Mburicunya 2015
Syrah, Cabernet Franc, Tannat, Merlot, Sangiovese.
Nome de uma flor autóctone. Difícil de pronunciar, mas fácil de beber. Muita fruta, taninos bem macios. Um vinho alegre, pra beber fora de casa.
Prima Donna Cabernet Franc 2015
Bom equilíbrio entre madeira e fruta. Boa acidez e fina bem tranquilo e fácil.
Osiris Merlot 2009
Vinho já um pouco mais evoluído, mas muito bem equilibrado. Final muito longo. Vinho top da vinícola.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>