Angelica Zapata Malbec 2004

Esse vinho habitou minha adega por mais de um ano e finalmente chegou a hora de abri-lo. A ocasião era especial, afinal de contas era aniversário da minha esposa. Decidimos ficar em casa e comemorar só nós dois. Ocasião perfeita para se conhecer esse Malbec argentino que é tão comentado e premiado. O nome é uma homenagem à esposa do Sr. Nicolás Catena. Quando os dois se casaram, deram início ao “império” do vinho na Argentina. Suas uvas são plantadas em vinhedos em grande altitude e as uvas são super selecionadas, que junto com o processo de vinificação, dá origem a um vinho de guarda.

Abri e como já sabia um pouco sobre ele, mandei direto para o decanter para aerar por pelo menos 30 minutos antes de começarmos a degustar. Sem dúvida isso é necessário para esse vinho, que tem uma coloração escura quase intransponível. Mostrou-se pesado, forte e de muito caráter. Já deu pra notar um leve halo de evolução, mas que demonstra também que o vinho pode ser guardado por muito mais tempo. Eu diria que por até mais 5 anos.

No nariz vieram notas de mato verde, geléia de jabuticaba, madeira seca, fumo e chocolate. Todos os aromas foram tornando-se mais intensos e equilibrados com o passar do tempo (bebemos o vinho em aproximadamente 2 horas). Até o seu final os aromas estavam muito presentes.

Em boca, muita maciez e equilíbrio. Um vinho muito sedoso, que me lembrou os bons vinhos franceses. A grande diferença para os vinhos do velho mundo é sem dúvida o seu corpo. É um vinho que apesar de muito equilibrado, pede uma boa comida, pois seus taninos estão muito presentes e marcantes. Deve ficar muito bom com uma boa carne assada ou até mesmo uma massa com molho forte.

Custando aproximadamente 90 reais na Mistral, hoje só encontramos a safra 2005, mas que também deve ser muito boa. Acho que a de 2004 só na Argentina ou no varejo especializado.

Como falei, o vinho pode ser guardado por mais tempo, mas também está muito bom agora. Só é necessário um pouco de paciência com ele. Abra, decante e espere. Com certeza, terá muito prazer ao bebê-lo.

Um abraço

Daniel Perches

az_mb_alta_2004

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>