Alasia Dolcetto D´Asti 2007

dolcetto_dasti_2000Lá de Asti, no Piemonte (aquela região famosa pelos Barolos e Barbarescos) vem esse vinho, produzido pela grande vinícola Araldica.

Comprei por recomendação do sommelier, quando estava em busca de um tinto frutado, com um corpo médio e que hamonizasse com… jacaré. Isso mesmo, eu fiz um jacaré na churrasqueira. Mas como nem eu nem ele sabíamos como era o gosto da carne de jacaré, arriscamos esse tinto.

Acabei nem utilizando esse vinho na tal harmonização e só provei agora, com ele sozinho (na verdade acompanhado de alguns queijos), mas acredito que não daria muito certo com o réptil que assei.

O vinho tem uma coloração muito bonita. Um tom cereja mostra que é jovem e fresco.  Há um leve halo de evolução azulado, mas tenho certeza que esse vinho ainda tem muita vida pela frente. Sabemos que o halo de evolução é um indicador de maturidade do vinho, mas não podemos tomar isso como verdade absoluta. Devemos sempre avaliar o vinho por completo (visual + aroma + paladar)

No nariz, um aroma terroso, com um toque de frutas vermelhas frescas. Não senti aromas de madeira e comprovei no site do produtor que realmente ele não passa por barricas. Após ser produzido, fica 5 meses nos tonéis de inox e depois é engarrafado, sem passar por carvalho.

Em boca, corpo leve e grande adstringência. O final é até longo, mas com uma pontinha de amargor.

É um vinho gastronômico, para acompanhar pratos leves. Pareceu-me um bom vinho, que serve muito bem para uma comida como, por exemplo, um quibe de forno (que foi o que eu testei depois dos queijos e foi muito bem) ou algo parecido. Nada de comidas muito pesadas, pois o vinho vai sumir.

Importado pela Decanter, custa em torno de 50 reais. Um preço justo, mas que se fosse um pouquinho mais barato, eu classificaria como Best buy.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>