A marca Alamos é a linha de entrada do tão cultuado Catena Zapata. Com essa linha, eles apresentam seus vinhos e, na minha opinião, nos deixam com “água na boca” pra conhecer seus outros vinhos.
Eu já provei vários alamos e um dos que eu mais recomendo é o Syrah.
Ontem fui comprar um Pinot Noir para acompanhar um fondue de queijo e acabei conhecendo esse rótulo. Fiquei contente de saber que teria uma opção de Pinot Noir da Catena para provar.
Acredito que esse seja o mais caro (ou um dos mais caros) da Alamos – eu paguei R$ 49,50 – mas entendo que por ser dessa uva tão especial, valeria a pena.
Bem, vinho aberto e vamos à impressão: sua coloração me pareceu mais escura do que eu esperava. Aromas florais e de frutas vermelhas (morango, cereja) bem frescas vieram, mas também junto me pareceu que veio um aroma levemente fermentado, típico inclusive de alguns vinhos brancos.
Em boca é leve e seus aromas se destacaram um pouco. Persistência média e taninos redondos fecharam o ciclo da degustação.
É sem dúvida uma boa opção de Pinot Noir relativamente barato, mas eu ainda acho que temos outras opções (inclusive nacionais) que bateriam esse rótulo.
Você já experimentou esse vinho? O que achou?
Um abraço
Daniel Perches
Oi Daniel…
Nesta última 5.a feira, experimentei esse pinot. Achei bem bom e correto em sua faixa de preço. Melhor do que muitos que já provei neste preço. Redondo e macio.
Pra variar, o pessoal da Catena não brinca em serviço.
abs!
Alexandre
Caro Daniel.
Experimentei esse vinho e concordo com você, só não senti esse aroma levemente fermentado que você comentou, achei uma boa opção para um Pinot noir, mas fora dos valores das minhas garimpagens, só mesmo em datas especiais.
Você já experimentou o chileno Cono Sur Pinot noir 2007, custou R$24,00 e achei uma grande opção para essa uva.
Ah! A Cono Sur tem uma proposta interessante sobre os Pinot noir, está tudo no site da vinícola: http://www.conosur.com/es/
Um abraço
Marcos Silva
Oi Marcos
Pois é, só eu que senti esse aroma fermentado. Posso estar enganado.
Conheço o Cono Sur Pinot Noir e gosto bastante.
Um abraço
Daniel Perches