Alain Brumont Tannat Merlot 2005

Tenho escrito algumas resenhas sobre vinhos franceses de bom custo e tenho tido bom retorno dos leitores. Seguindo nessa vertente, encontrei esse vinho básico do famoso Alain Brumont, que faz vinhos excepcionais.

Seu nome já diz tudo: Tannat-Merlot. É um corte dessas duas uvas, produzido em Madiran, França, prometendo ser um vinho fresco e de bom agrado para todos. Comprei na busca por um vinho não muito tânico para churrasco.

O vinho me entregou exatamente o que eu havia pedido, mas confesso que eu esperava um pouco mais, não só por ser desse grande produtor, mas também por ser lá da terra berço de toda a cultura vitivinífera do mundo.

Vamos falar um pouco sobre o vinho: em taça mostrou uma coloração violácea bem clara, lembrando até um Gammay ou um Pinot Noir. Não vi traços de envelhecimento aparente na taça, apesar de já ter 5 anos de idade, o tempo de guarda recomendado pelo produtor e pelo importador.

No nariz, aromas bem delicados de morango, cassis, frutas passas e um traço lembrando algo metálico (que esse me incomodou um pouco).

Em boca, bastanta macio, mas ligeiro. Seus taninos me chamaram a atenção pela qualidade, mas a persistência deixou a desejar um pouco.

Importado pela Decanter e vendido a aproximadamente 46 reais, não dá pra dizer que é um Best buy, mas não deixa de ser um vinho bem produzido e com traços interessantes.

Provei com maminha na brasa e foi bem, mas é bom informar que ao perceber que o vinho não tinha tanta estrutura, também preparei a carne mais suavemente. Nada brigou, mas acredito que em um churrasco típico, esse vinho vá perder um pouco para a carne. É ver pra crer.

Um abraço

Daniel Perches

alain_Brumont_Tannat_Merlot

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>