A temperatura certa para o vinho

wine_servingSaber a temperatura certa para servir o vinho é muito importante e existem até tabelas que dão essas informações pra gente.

Pra quem tem adega climatizada em casa, isso torna-se mais fácil de controlar. Se a adega tiver duas temperaturas diferentes (geralmente usa-se uma para tintos e outra para brancos), é melhor ainda, pois assim não tem erro mesmo.

Mas e para quem não tem adega? Dá pra saber a temperatura certa? Dá pra gelar o vinho na geladeira? Dá sim e não é difícil.

Então vamos lá. Pra ficar mais fácil, vamos dividir em duas partes:

Brancos: os vinhos brancos devem ser servidos mais gelados, numa temperatura de aproximadamente 10ºC. Pra chegar nessa temperatura, se você deixar na geladeira por algumas horas, ele vai chegar no ideal. Mas atenção, pois ele pode (e irá) passar, deixando o seu vinho muito gelado. E qual o problema? É que você não vai sentir direito os aromas e nem o gosto, além de “congelar” o seu paladar.

Geralmente a gente vê as pessoas pedindo até baldes de gelo para deixar seus vinhos brancos. Eu também gosto do meu sempre fresco, mas não muito gelado, senão parece que eu estou bebendo algo “insosso”… Experimente deixar ele esquentar um pouco. Sabe quando você tira a garrafa da geladeira e ela começa a suar um pouco? Fique tranqüilo. Pode deixar ela suar por uns 10 minutos e servir. Se a sua taça ainda estiver embaçada, o vinho precisará esquentar um pouco. Faça o teste e veja como os aromas e o sabor mudam.

 

Tintos: Os tintos geralmente são servidos a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Esse então é muito mais quente do que o anterior. Se precisar ser colocado na geladeira (no caso de não ter adega), você pode deixar por uma meia hora e já estará bom. Pra reconhecer essa temperatura, é só ver se a garrafa está fresca. Não precisa mais do que isso. Se ficar muito gelado, o vinho tinto pode tornar-se mais amargo e não ficará muito bom. O contrário também não ajuda. Se ficar muito quente, ele vai ficar mais alcoólico. E na verdade, é por isso que a gente gela o vinho. Pra que ele entre na temperatura ideal para oferecer seus aromas e seu sabor.

Ajudou? Faça o teste com um tinto e um branco. Beba com temperaturas diferentes e você verá que realmente isso é importante.

Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>