A Egerter Chablis 2009

A Egerter Chablis 2009

Esse é um vinho que eu escolhi para provar aqui na França, na minha viagem que começou em Champagne, passando pela Borgonha (que é onde estou e onde bebi esse vinho), depois por Bordeaux e pra fechar, o Vale do Loire.

Passei por vários produtores e comprei vários vinhos, mas escolhi esse por  um motivo simples: Os vinhos da região de Chablis (que fica dentro da Borgonha) podem ser os “sem classificação”, que é o caso desse, os 1er Crus e os Gran Crus. O primeiro é mais barato e mais acessível. Os outros são bem mais caros. Eu provei alguns Gran Crus e Premier Crus que são simplesmente fantásticos. Perfeitos! Mas os Chablis mais simples são em geral os que chegam ao Brasil com um preço alto e nem sempre nos agradam tanto quanto esperávamos.

Pedi então uma indicação de um Chablis como esse, que me foi recomendado por um dono de uma loja em Beaune, que conhece tudo dos vinhos da região. E acertou em cheio no que eu esperava.

O vinho, feito 100% com a uva Chardonnay (e se não for assim, não pode ser chamado de Chablis) tem um ótimo frescor, com aromas de frutas brancas e cítricas. Em boca não tem muito corpo, mas preenche muito bem a boca. Tomei acompanhando um queijo Comté, que caiu muito bem.

Se você é fã dos Chardonnays, deve provar os vinhos de Chablis. Sugiro começar por um como esse, depois partir para um 1er Cru e depois para um Gran Cru. Sim, os preços são bem mais altos, mas o prazer é equiparado.

Até a próxima parada.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>