A dura tarefa de escolher os vinhos de 2009

Com o final do ano chegando, temos a tendência natural de fazer uma restrospectiva. E só de começar a pensar em todos os bons vinhos que eu tomei, já consigo imaginar o tamanho da lista que eu faria com os meus “melhores de 2009”. Não seria pequena, pois tive a felicidade de beber muitos bons vinhos nesse ano.

Sendo assim, resolvi fazer um pouco diferente. Elegi alguns vinhos que me impressionaram nesse ano, por alguma razão especial. Selecionei somente quatro, mas com certeza poderia citar mais. Aliás, se alguém tiver alguma categoria para sugerir, agradeço a contribuição e farei o exercício de encontrar um vinho dentro do critério adotado. Por hora, deixo meus quatro eleitos

 

Vinho brasileiro que me chamou a atenção pela sua qualidade e tipicidade, o Valmarino X Cabernet Franc 2005 só recebe elogios por onde passa. Veja o post aqui.

Essa foi a uva mais “diferente” que eu provei nesse ano. Infelizmente não é fácil de encontrá-la em outros vinhos, então se puder, prove esse Calabria Saint Macaire 2007. Veja o post aqui.

O Veuve Paul Bur Brut é um espumante que me encantou pela sua qualidade e pelo seu preço. Vários amigos que procuram dicas comigo para o final de ano estão recebendo ele como melhor compra. Veja o post aqui.

E por último, na categoria Vinho que estava mais pronto para beber, está o Viña Alberdi Reserva 2000, um vinho da Rioja Alta que é delicioso. Veja o post aqui.

 

Além desses meus escolhidos, sugiro que dê uma olhada nos posts do João Filipe Clemente (Falando de Vinhos). Ele fez uma coletânea sobre os melhores dele e de alguns amigos blogueiros também. Uma lista que vale a pena imprimir e levar no bolso na hora de comprar seus vinhos. Veja aqui e aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>