Dolcetto D´Alba Bricco Bastia 2006

dolcettoPra quem está acostumado a lembrar do Piemonte só pelos Barolos e Barbarescos, vale a pena conhecer a região D´Alba, que produz ótimos vinhos.

Esse Dolcetto D´Alba, do produtor Conterno Fantino, é mais um dos belos exemplares italianos que a Enoteca Fasano têm a oferecer.

Feito 100% com a uva Dolcetto, é um vinho que tem uma coloração rubi intensa, com um pequeno halo de evolução, mostrando que o vinho pode ser guardado ainda por mais alguns anos (eu diria que de 2 a 3 anos), mas se quiser beber agora, também terá um enorme prazer, como foi o meu caso.

No nariz, notas intensas de frutas vermelhas maduras, contrastando com um leve aroma “amarrado”, de seus taninos fortes e característicos. Aromas terciários de madeira e chocolate apareceram depois de algum tempo em taça. Esse vale a pena decantar por alguns minutos (talvez uma hora).

Em boca mostra muita estrutura e vivacidade. Boa adstringência e final longo e prazeroso, mas tenho que contar para vocês que é um vinho para quem aprecia realmente os bons italianos, que são fortes e gastronômicos. Esse não dá pra beber sem comer nada não…

A Dolcetto é uma uva pouco difundida aqui no Brasil, talvez até pelo seu valor (esse custa aproximadamente R$ 120,00 na importadora), mas que deveríamos ter mais em nosso cardápio, pois é uma ótima companhia para massas fortes e queijos curados. Fico sempre muito contente quando posso beber um bom Dolcetto, como foi o caso.

Aliás, tenho que agradecer aos grandes amigos Fábio e Cintia por oferecerem esse ótimo vinho. Tenham certeza que será retribuído! 🙂

E se tiverem alguma sugestão de bons Dolcettos, por favor, me mandem.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>